Alexandre Rossi - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Alexandre Rossi

Celebridades > A
Alexandre Rossi
O que o animal precisa?
“Abrigo, água, comida, carinho e educação”.

Alexandre Rossi, o Dr. Pet do Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão, nos conta um pouco mais sobre a sua vida, seus animais e seu trabalho como comportamentalista animal e zootecnista. Confira!

Sua família e seus primeiros pets:
Alexandre nos diz: “Nasci em São Paulo. Minha família é bem grande, somos em seis irmãos! Ainda não tenho filhos... Pretendo ter, não sei... Mas pretendo!”. Sobre os seus primeiros animais, ele nos conta: “Tive muitos! Tanto em São Paulo quanto no sítio dos meus pais. Comecei a me interessar por comportamento animal quando eu tinha uns seis anos, observando meus peixes no aquário. Ensinei todos a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer... Aí comecei a treinar coelhos, hamsters... E assim foi. Tenho muitas lembranças de todos eles, cada um tem seu lugar na minha história. Inclusive o meu livro, o Adestramento Inteligente, foi dedicado a uma das minhas cachorras, a Tammy, uma weimaraner que faleceu há dois anos... Ela era demais!”.

Estopinha, Sofia e Laila:
Ele nos fala de seus pets de hoje: “Tenho três! Três fêmeas, todas vira-latas. A Estopinha, que é a minha super companheira e minha ajudante no quadro Dr. Pet, e a Sofia e a Laila, que vivem com a minha ex-mulher. Cada uma tem sua personalidade... Rs... A Sofia é super independente e adora aprender coisas novas... A Laila é mais tímida, muito carinhosa. E a Estopinha é uma figura! Rs... É a mais nova de todas e a mais agitada! Ela tem até um Blog no Portal R7... Rs... Quem quiser conferir, é só acessar: www.r7.com/estopinha”. Alexandre Rossi sorri e completa: “Enfim... Todas são demais!”.

Curiosidades:
Quisemos saber se Alexandre se lembrava de fatos interessantes que aconteceram com os seus pets. Ele responde: “Ah, tem vários... Quando tinha festa em casa, a Tammy adorava sair catando as latinhas vazias de refrigerante e levando no lixo... Todo mundo se divertia! Outra coisa é a vida acadêmica da Sofia... Ela é o único cachorro do mundo que se comunica com os seres humanos através de um painel eletrônico... Ela pede pra passear, pra ir pra casinha, comer, fazer xixi... Tem até uma sala na USP, que ela adora! E, claro, o fato de a Estopinha ter um blog.... Meu orgulho!”.

O que é cuidar de um animal e o que é adestramento inteligente?
Alexandre reflete e nos diz: “É oferecer o que ele precisa pra ter uma vida saudável e feliz: um abrigo que o proteja do frio e da chuva, água, comida, carinho e educação”. Sobre adestramento inteligente, ele nos responde: “O Adestramento Inteligente é o método de adestramento utilizado pela Equipe Cão Cidadão e por mim, que é baseado no reforço positivo, valorizando os comportamentos corretos e não os errados. Através do Adestramento Inteligente, cães, gatos e também outros animais aprendem através de estímulos positivos e recompensas. Eles assimilam o aprendizado mais rápido e demonstram mais interesse em aprender”.

A Cão Cidadão e seus Cursos:
Ele nos conta: “Fundei a Cão Cidadão em 1998... Nosso principal objetivo é integrar os animais adequadamente à sociedade através da educação. É melhorar a convivência entre donos e bichos de estimação através da educação, o que ajuda a evitar vários problemas, como o abandono de animais por mau comportamento”. Sobre os cursos que ministra, ele responde: “Atualmente, a Cão Cidadão ministra os cursos Adestramento Inteligente e o Workshop de Comportamento Canino. São indicados para donos que querem melhorar seu convívio com os animais e para os interessados na área. Inclusive, são super importantes para quem pretende ingressar na Franquia Cão Cidadão que, periodicamente, seleciona novos franqueados para trabalhar na equipe”.

Os animais, os filmes e os novos projetos:
Alexandre nos fala sobre a sua atuação com animais em filmes e documentários: “É muito bacana! No entanto, é sempre válido ressaltar que a prioridade da Cão Cidadão quando treinamos um animal para um filme ou uma propaganda é sempre o bem estar do bicho. Isso vem em primeiro lugar. Trabalhamos para que o momento seja prazeroso para o bicho, e não estressante. Tive ótimas experiências e aprendi muito participando da produção de filmes como Tainá II e Ensaio sobre a Cegueira. Em Ensaio sobre a Cegueira, só tinha um cão no filme. Mas treinamos dois cachorros, um era dublê do outro. Tanto que cada um fez uma parte do filme... Foi bem legal!”. Sobre novos empreendimentos, ele responde: “Sempre tenho projetos, estou sempre disposto a novas experiências, gosto de aprender coisas novas... Mas estou super satisfeito com o sucesso e com o carinho que o Dr. Pet está recebendo! Estou bem feliz mesmo com meu atual projeto na TV”.

Recados:

De Alexandre Rossi para Você, Leitor(a):
“Muito obrigado pelo carinho de todos comigo e com a Estopinha!”.

Do Jornal Animal para Alexandre Rossi:
Parabéns pelo seu belo trabalho, Alexandre! O respeito, o carinho aos animais e a sua atuação sempre oferecendo o seu conhecimento para uma melhor interação entre donos e animais, sempre buscando uma melhor qualidade de vida aos animais! Um forte abraço, Alexandre!

Do Jornal Animal para Você, Leitor(a):
Nesta edição trazemos o Jornal Animal em novo formato, com novas seções e ter você, Leitor(a) ao nosso lado, nesta nova fase, nos traz muita alegria, afinal de contas, dividir os nossos caminhos com nossos amigos é o melhor que podemos fazer em nossas vidas, não é mesmo?

Sergio Valério

Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo