Elcio Furlan (2) - Jornal Animal

Ir para o conteúdo

Elcio Furlan (2)

Seções > Entrevistas > Profissionais > Pág. 01
ELCIO FURLAN

O biólogo nos traz importantes informações sobre aves, roedores e também nos fala sobre a Educação Ambiental, bem como sobre os espaços de atuação de um Biólogo.

1. Como está a Educação Ambiental nas escolas brasileiras?
R: Se pensarmos que educação ambiental é educar indivíduos preocupados com os problemas ambientais que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sua sustentabilidade, então acredito que falta um pouco mais de aulas práticas, principalmente para os mais novos. Sair mais a campo, tocar mais nas folhas, nas árvores, nos insetos, nos animais, claro que sempre com um profissional preparado para esse tipo de atividade para saber o que pode e não pode tocar. Sempre que posso faço esse trabalho de Educação Ambiental com aulas práticas nas escolas, levo meus animais para uma aula mais dinâmica, em uma dessas aulas eu levei um galo de raça, e a maioria das crianças nunca tinham chegado tão perto de um galo e tocá-lo foi uma experiência fantástica para eles. Eu acredito que falta mais aulas práticas, como esse exemplo citado acima.        
 
2. Como o Ser humano pode cuidar adequadamente das Aves, proporcionando qualidade de vida?
R: Vamos falar primeiro das aves que vivem soltas em nosso bairro e em nossa cidade, as aves de vida livre. Essas aves podemos ajudar cuidando das árvores, sempre que possível plante árvores frutíferas, coloque ninhos de caixas de madeiras nas árvores, comedouros com frutas e sementes. E principalmente conscientizando as pessoas que essas aves não podem ser aprisionadas, pois é crime.
Falando agora sobre as aves de cativeiro, aves que podem ser comercializadas, que tenham as devidas autorizações do IBAMA. Com essas aves os cuidados começam na aquisição, na compra e na escolha da ave. Aconselho primeiro pesquisar muito antes de comprar, pesquise sobre os gastos, sobre espaço, sobre os sons “barulho” que essa ave vai emitir depois de adulta, seus hábitos, tempo de vida e etc... Algumas aves podem te trazer problemas com vizinhos, muitas vezes ao comprar uma ave, o que era pra ser uma alegria acaba se tornando um problema. Depois da escolha da melhor ave que se encaixe perfeitamente em sua família pesquise sobre tudo que essa ave precisa para ter uma boa qualidade de vida, espaço, brinquedos, alimentação, se deve ser criada em casal ou sozinha e como qualquer outro Pet procure sempre levá-la periodicamente em um veterinário com especialização em animas silvestres.

3. Quanto aos roedores, quais são os cuidados necessários que se deve ter?
R: Quanto aos cuidados com os roedores, primeiramente é a escolha do roedor, roedores de porte maiores precisam de gaiolas maiores, caso tenha espaço para criá-los soltos os cuidados são com possíveis fugas, portões, buracos, ralos e etc…
Em gaiolas deve-se respeitar o espaço necessário para uma qualidade de vida. São animais de poucos gastos, respeitar alimentação correta para cada tipo de roedor, ter sempre nas gaiolas os acessórios corretos como:  rodinhas, casinhas, pedras de cálcio, banho a seco e etc...
A maioria deles são animais de hábitos noturnos, o que é bom para quem quer ter um bichinho, mas trabalha o dia todo e só chega em casa a noite, pois é essa hora que ele quer a sua atenção: a noite!

4. Como é o trabalho de adestramento de animais para filmes, comerciais e novelas? Quais são os cuidados que se deve para que esta atuação não provoque estresse nos animais?
R: O adestramento começa com eles ainda filhotes, e ir acostumando aos poucos com toda a rotina de gravação: iluminação, sons dos estúdios e transportes. E sempre tudo com muita paciência e muito carinho. Os cuidados são simples: eu respeito o tempo e o dia de cada um, por exemplo: se não estão muito a fim de gravar aquele dia remarco ou uso outro animal, não passo muito tempo no estúdio, dependendo do animal peço para desligar o ar condicionado do estúdio, etc... Lembrando sempre, que o animal não é um brinquedo, ele sente fome, frio, sede, medo por menor que ele seja devemos respeitar cada um deles!

5. Quais são as áreas de atuação de um biólogo?
R: São muitas as áreas de atuação de um biólogo: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Biotecnologia, entre outras. Podendo também prestar serviços de assessoria na área ambiental para empresas. Após a sua formação, o biólogo pode fazer cursos de especializações em diversas áreas, como: Zootecnia, Zoologia, Engenharia Genética, Biologia Marinha, Botânica, etc...
Deus me concedeu a oportunidade de atuar em 3 áreas diferentes da biologia, eu o agradeço todos os dias por isso, estou na área da saúde, da educação e zoologia.

6. Quais são os novos projetos em que você pretende atuar?
R: Meu projeto no momento está sendo "ser pai", minha esposa ganhou bebê recentemente, o Elcio Júnior, então estou me dedicando em ser pai, em ajudá-la nos cuidados com o nosso filho. Já temos outros dois filhos a Rafa e o Davi, então nesse momento os projetos profissionais estão em segundo plano. Tenho um projeto sobre um Biotério, para criação de insetos e pequenos roedores, mas por enquanto está na gaveta!

7. Que mensagem você gostaria de deixar para os internautas da web revista pet Jornal Animal?
R: A mensagem que eu deixo para os internautas da web revista pet  Jornal Animal. Bom, vou começar com uma frase que eu gosto muito! - Nenhum sucesso profissional substitui o fracasso da família!
Eu como Biólogo tenho uma rotina bem corrida, antes de sair para o trabalho cuido dos meus animais, trabalho em um laboratório no período da manhã, à tarde em um pet shop, quando chego em casa dou uma olhada nos meus animais. Quando sou chamado para alguma gravação a rotina muda, deixo de ir para o laboratório ou para o pet (dependendo do horário da gravação), e quando sou convidado por alguma escola, sempre que posso eu vou e a rotina muda novamente, mas eu gosto muito de ser Biólogo. Ser o melhor na empresa que trabalha ou no ramo que atua pode lhe dar status, realização pessoal e uma vida confortável para sua família. Esses aspectos desejáveis nunca poderão substituir, a qualquer preço a felicidade e a harmonia familiar. Coloque sempre Deus em seus projetos profissionais ou pessoais e deixe que ele te dará a direção certa.

Um Forte Abraço!

Biólogo Elcio Furlan
 
Elcio Furlan é biólogo no laboratório do Hospital Stella Maris. Biólogo responsável pelos setores de aves, aquarismo, roedores e répteis do Pet Shop Breeds, biólogo auxiliar na empresa Animais Atores com adestramento de animais para comerciais, filmes, novelas e realização de aulas práticas com animais (Educação Ambiental), colunista no jornal Positivo Guarulhos, site Alcon Club e no site Pet Brazil.
Editor: Sergio Valério
Voltar para o conteúdo